domingo, 14 de outubro de 2012

O Poder da Oração - Escola Bíblica Pentecostal


O QUE SIGNIFICA ORAR - É conversar com Deus. É o diálogo, a comunicação que temos com o Pai celestial. Esta comunicação se tornou possível através de JESUS, que nos reconciliou com Deus, rasgou o véu que nos separava e através do Espírito Santo podemos ter comunhão íntima com Deus.

 Além de nos reconciliar com Deus, Jesus também nos ensinou a orar. Em Mateus 6: 5 a 13 Jesus da uma verdadeira aula sobre como devemos orar. Em primeiro lugar ele diz como não devemos orar : ( Mateus 6:5-8) 

1- Orar em público com o objetivo de ser visto pelos homens 
2- Usando de vãs repetições 
3- Falando muito para sermos ouvidos 

 Jesus não deixou uma oração para que seja uma reza, uma oração automática, formal e impessoal, ele deixou um exemplo, um modelo, para que possamos aprender a orar de maneira a agradar a Deus. Assim aprendemos através da oração do Pai Nosso, que a nossa oração deve ter alguns itens importantes, vamos seguir o roteiro da oração que Jesus nos ensinou. Nossa oração deve ter:

A Oração Dominical (Mateus 6: 9-13) 

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
1º. Deve ser dirigida ao Pai e deve começar com Exaltação a Deus 

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
2º. Deve priorizar o reino de Deus, pedindo para que o Reino de Deus venha sobre nós e que a sua vontade prevaleça sobre a nossa. 

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
3º. Devemos então pedir o sustento diário, espiritual e material. 

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
4º. Precisamos sempre pedir perdão pelos nossos pecados e perdoar a quem nos fez mal. 

E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal;
5º. Pedir para que Deus nos livre da tentação e do mal 

porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
6º. Deve terminar engrandecendo a Deus e reconhecendo a sua soberania 

ORAR É CONVERSAR COM DEUS 

É claro que a Oração deve ser espontânea, com as nossas próprias palavras, com liberdade e intimidade, pois é assim que falamos com as pessoas mais chegadas, com as pessoas que amamos. Deve ser um diálogo e não um monólogo. Deus nos responde através do seu espírito que habita em nós. Não ouviremos uma voz humana ou um relâmpago, mas certamente a resposta vem numa voz mansa e delicada que fala ao nosso espírito, em nossa mente e coração.

 “ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. “ (Romanos 8:16)

ORAR É TER COMUNHÃO COM DEUS 

Através de uma vida de oração, temos a oportunidade de conhecermos a Deus e de nos relacionarmos com ele. Com o passar do tempo, essa comunhão deve ir aumentando, junto com a intimidade e o nível de relacionamente deve crescer a ponto de sermos amigos de Deus.

Deus chama algumas pessoas na bíblia de amigo como por exemplo, Abraão, nosso pai na fé e Moisés.

 “Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;” (Isaías 41:8)

“ E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; “ (Êxodo 33:11)

Jesus também chamou seus discípulos de amigos:

 “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.” (João 11:1)

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15:15)

“ Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. “ (João 15:14)

Como devemos orar 

1- De joelhos – Orar de joelhos dobrados, significa, nos humilharmos diante de Deus, significa submissão, dependência, temor e reverência. Quando nos inclinamos e nos ajoelhamos para orar, nos lembramos de onde viemos, do pó da terra, nos rendemos diante do nosso criador, e abandonamos a postura de autossuficiência.

“ Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, “ (Efésios 3:14)

 2- De pé – Podemos orar de pé, com fé e autoridade. Quando estamos abençoando, profetizando ou fazendo um oração de libertação, orar de pé, traz essa postura de autoridade espiritual e de dinamismo, colocando a nossa fé em ação.

Josafá, rei de Judá orou de pé diante do povo e recebeu a resposta imediatamente. (2 Crônicas 20:5,6)

3- Deitado – Mesmo deitados podemos falar com Deus. O rei Ezequias estava enfermo, no seu leito e orou a Deus para que o livrasse da morte, Deus o atendeu e concede-lhe mais 15 anos de vida. (2 Reis 20:2,3)

Aonde devemos orar 

A oração é uma maneira tão simples e prática de falar com Deus, pois podemos orar em qualquer lugar. Biblicamente todo templo dedicado a Deus se torna uma casa de oração. Orar na igreja, tem um grande efeito no mundo espiritual, pois existe o poder da unidade, da concordância com os irmãos.

"Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus". (Mateus 18:19) leia também o Salmos 133.

É dentro de casa que geralmente passamos a maior parte do nosso tempo, por isso, em nossa casa é o lugar que podemos orar com mais liberdade e com mais tempo. Além disso, Jesus valorizou em especial a oração feita em particular, quando não tem ninguém vendo ou ouvindo.

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."  (Mateus 6:6)

Quando devemos orar 

Jesus, durante o seu tempo aqui na terra nos deu um grande exemplo de uma vida de oração. O mestre orava em todo tempo, com intimidade e submissão . A bíblia nos ensina a orar sempre, em qualquer ocasião..

 “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)

Não existe regras,nem limite para orarmos , mas podemos seguir o exemplo do profeta Daniel que orava pelo menos três vezes ao dia.

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. (Daniel 6:10)

Ao levantar de manhã, é importante falar com Deus, antes de falar com qualquer pessoa, oferecendo a ele seus primeiros momentos do dia, agradecendo por mais um dia de vida e pedindo a sua benção.

 “Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. “ (Salmos 5:3)

Antes das refeições - Devemos orar antes de fazermos nossas refeições em agradecimento a Deus pelo alimento consagrá-lo.

 “E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão. “ (Marcos 8:6)

“E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.” ( 1 Coríntios 11:24)

Durante o dia devemos mesmo em meio a agitação do dia a dia, no trabalho, na rua, no curso, devemos manter a ligação com Deus, conversando com ele durante o nosso dia, assim como fazemos com marido, esposa, familiares e amigos.

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Efésios 5:20)

Ao deitar assim como gostamos de compartilhar com nossa família as coisas que acontecem no nosso dia, mais ainda devemos desejar compartilhar e agradecer a Deus pelo dia.

 “ Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. “ (Salmo 4:8)

 Através da Oração alcançamos vitórias! 

1. Nas tentações - Jesus venceu a tentação do Diabo através da oração e jejum. ( Mateus 4.2,3)
2. Nas Enfermidades – “ E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;” (Lucas 11:9)
3. Nas dificuldades – “ Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. (Marcos 11:24)”

Devemos orar em todo tempo pela nossas vidas, pela nossa família, igreja e amigos. A oração com fé pode mudar a história de uma vida e até mesmo de uma nação. O apóstolo Paulo deixou essa recomendação para a igreja:

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” (Efésios 6:18)

Pra. Ana Arguelhes – Igreja Pentecostal Luz para as Nações

Nenhum comentário:

Postar um comentário