domingo, 7 de outubro de 2012

A Igreja de Cristo - Escola Bíblica Pentecostal

A IGREJA DE CRISTO 

A palavra igreja vem do grego ekklesia, que tem origem em kaleo ("chamo ou convosco"). No sentido mais amplo, significa uma reunião de pessoas chamadas para fora, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo, espiritualmente, para seguirem a Cristo. As pessoas que formam a igreja são chamadas, pela bíblia de crentes, cristãos, santos, irmãos, eleitos e os do caminho. 

O NASCIMENTO DA IGREJA 

A maioria dos estudiosos relatam que a igreja surgiu após a ressurreição de Cristo. Quarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At 1.1-11). Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram durante alguns dias para jejum e oração, aguardando o Espírito Santo, o qual Jesus disse que viria. Cerca de 120 pessoas seguidores de Jesus aguardavam.

Cinqüenta dias após a Páscoa, no dia de Pentecoste, um som como um vento impetuoso encheu a casa onde o grupo se reunia. Línguas de fogo pousaram sobre cada um deles e começaram a falar em línguas diferentes da sua conforme o Espírito Santo os capacitava. Os visitantes estrangeiros ficaram surpresos ao ouvir os discípulos falando em suas próprias línguas. Alguns, sem entender, diziam que eles deviam estar embriagados (At 2.13). Este grande dia definitivamente marcou o início da igreja como um grupo de pessoas unidas pela fé para viver um novo estilo de vida e cumprir uma missão. 

Os primeiros cristãos ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos. A igreja se reunia nas sinagogas (At 3.1) e nas casas dos seguidores de Cristo. Os cristãos de Jerusalém ainda iam ao templo para orar (At 2.46), mas começaram a partilhar a Ceia do Senhor em seus próprios lares (At 2.42-46). Esta refeição simbólica trazia-lhes à mente sua nova aliança com Deus, a qual Jesus havia feito sacrificando seu próprio corpo e sangue. 

Deus operava milagres de cura por intermédio desses primeiros cristãos. Pessoas enfermas reuniam-se no templo de sorte que os apóstolo pudessem tocá-las em seu caminho para a oração (At 5.12-16). Esses milagres convenceram muitos de que os cristãos estavam verdadeiramente servindo a Deus. As autoridades do templo, num esforço por suprimir o interesse das pessoas na nova religião, prenderam os apóstolos. Mas Deus enviou um anjo para libertá-los (At 5.17-20), o que provocou mais excitação. A igreja crescia com tanta rapidez que os apóstolos tiveram de nomear sete homens para distribuir víveres às viúvas necessitadas. O dirigente desses homens era Estevão, "homem cheio de fé e do Espírito Santo" (At 6.5). Aqui vemos o começo do governo eclesiástico. Os apóstolos tiveram de delegar alguns de seus deveres a outros dirigentes. À medida que o tempo passava, os ofícios da igreja foram dispostos numa estrutura um tanto complexa.

Tradicionalmente, o Centurião é considerado o primeiro gentio convertido. Paulo de Tarso, depois de sua conversão ao cristianismo, reivindicou o título de Apóstolo dos Gentios. Até ao final do século I, o cristianismo começou a ser reconhecido interna e externamente, como uma religião separada do judaísmo rabínico. 

O CONCÍLIO DE JERUSALÉM 

As primeiras discordâncias entre os cristãos diziam respeito à questão dos cristãos hebreus e os cristãos helenistas. Com efeito, uma questão que se coloca após a morte de Cristo é se o gentio poderia ser diretamente convertido ao cristianismo, ou se deveria antes se tornar judeu. Como sabemos pelos livros de Atos e pelas cartas de Paulo, além das fontes romanas, o cristianismo estava se difundindo rapidamente pelo território do Império Romano, o que significava que grandes somas de não-cristãos estavam sendo convertidos nessa época. Por essa razão, o tema era de extrema importância para o Cristianismo proselitista. Ora, Pedro diz em Atos que Deus lhe havia demonstrado que o profano poderia se tornar sagrado, e afirmou que a verdade poderia ser revelada aos romanos não judeus. Esse debate culminou com o Concílio de Jerusalém(c. 40), do qual participaram Paulo, Tiago, o Justo e Pedro, e quando se decidiu que os gentios não deveriam ser convertidos ao judaísmo antes de se tornarem cristãos. 

"Observe o que aconteceu quando, anos depois da morte de Jesus, surgiu uma questão a respeito de se quem se tornasse cristão tinha de guardar todas as leis de Israel. Isto foi discutido num concílio do corpo governante cristão, que incluía os apóstolos. Tiago, meio-irmão de Jesus, referiu-se aos escritos que continham as ordens sobre o sangue, declaradas a Noé e à nação de Israel. Seriam elas obrigatórias para os cristãos? Atos 15:1-21. 

"Aquele concílio enviou sua decisão a todas as congregações: Os cristãos não precisavam guardar o código dado a Moisés, mas era 'necessário' que eles 'persistissem em abster-se de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas [carne não-sangrada], e de fornicação'. (Atos 15:22-29) Os apóstolos não estavam apresentando um mero ritual ou um regulamento dietético. O decreto estabelecia normas éticas fundamentais, que os cristãos primitivos acataram. Cerca de uma década depois, eles reconheceram que ainda deveriam 'guardar-se do que é sacrificado a ídolos, bem como de sangue e da fornicação'. Atos 21:25." (Como Pode o Sangue Salvar a Sua Vida? (1990), p. 5) 

SÍMBOLOS DA IGREJA 

1- O CORPO – Jesus não está mais presente entre os homens fisicamente, mas todo aquele que o recebe em seu coração, Ele introduz a sua vida, para formar um corpo. (Efésios 1:22,23) Jesus é o cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o chefe, o guia, o principal e o príncipe da Igreja. (Colossessses1:8, I Coríntios 12: 14-22, Efésios 5:25-32

2- TEMPLO - Cada crente é um templo de Deus. (ICoríntios 3:16,17 , Efésios 2:11-22) 

3- NOIVA – Por causa da União e a comunhão entre Cristo e a Igreja, ela é simbolizada na bíblia pela figura de uma noiva. ( II Coríntios 11:2 , Efésios 5:25, Apocalipse 22:17)

4- FAMÍLIA – Somos membros da família de Deus quando nos tornamos sua igreja. (João 1:12 e Coríntios 6:18, Hebreus 2;11) 

QUALIDADES DA IGREJA 

POVO DE DEUS - I COR 1:2/ 1PE. 2:4-10 

SEPARADA DO MUNDO – II COR 6:16-18 

LUGAR DE COMUNHÃO – JO. 13:34,35 

A IGREJA É INVENCÍVEL – MT. 16:18 

OBJETIVOS DA IGREJA 

1-Evangelizar o mundo - A principal missão dos crentes deixada por Jesus é pregar o evangelho da salvação por todo o mundo. ( Mateus 28:19,20) 

2- Lugar exclusivo para cultuar a Deus – É um lugar especial para os filhos de Deus cultuarem a Deus. (Romanos 12:1) O culto a Deus inclui oração, louvor, adoração, estudo da palavra de Deus, a pregação da Palavra de Deus para edificação da igreja e a comunhão entre os irmãos. 

3- Lugar para servir a Deus – É o local apropriado para praticarmos o Amor que Cristo nos ensinou e servir a Deus, servindo uns aos outros. (Sl. 24:1) 

4- Lugar para ensinar e aprender - É na igreja que aprendemos e ensinamos as normas de conduta cristã de acordo com a Bíblia e nos submetemos a uma constante transformação e santificação do nosso caráter, a fim de sermos cada vez mais parecidos com Cristo. (Mateus 5:13,16 e 18:15-17). 

AS DUAS ORDENANÇAS 

Jesus ordenou aos seus discípulos a prática de duas cerimônias importantes: O batismo e a Ceia do Senhor. O batismo nas águas simboliza o início da vida espiritual de um homem ou mulher que desejam seguir os ensinamento de Cristo, e a Ceia do senhor significa a continuação desta vida espiritual. Por isso, os cristãos devem participar dela, para manter sempre a comunhão com o Senhor Jesus. Batismo – Leia: Mateus 28:19, Marcos 16:16, Efésios 4:5 - Ceia do Senhor – Mateus 26:26-30, I Coríntios 11:23-26 

QUESTÕES PARA FIXAÇÃO 

1- Qual o significado da palavra igreja? 
2- Quais os 4 principais objetivos da igreja? 
3- Qual a principal missão deixada por Jesus para sua igreja? 

Entenda o significado das palavras: 

Helenismo - De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. 

Proselitismo - é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religião (proselitismo religioso). 


Pra. Ana Arguelhes – Igreja Pentecostal Luz para as Nações

Nenhum comentário:

Postar um comentário